Apsi-Curitiba-Pais-e-Filhos-limites

Pais e Filhos – 4 aspectos sobre Limites, Traumas e Amor

Limites sem traumas e com amor.

É comum nos dias de hoje na relação entres os pais e filhos, os pais não saberem a medida para ensinarem regras e que atitudes tomar ao colocarem limites aos filhos. 

Dentre os aspectos importantes a serem considerados para esta questão, elencarei alguns que mais me deparo de acordo com a minha experiência clínica. 

Pais e Filhos – Aspectos importantes para colocar os limites

Lugar e Hora

O primeiro deles – lugar e hora: Os pais precisam estabelecer horários, lugares para as atividades das crianças.

Principalmente quando pequenas as crianças necessitam disso para se organizarem internamente, isso reflete também em seu emocional.

A organização das atividades no dia a dia irão contribuir para a organização do mundo interno das crianças, facilitando para ela o entendimento sobre as regras, ordens e sequências diárias de tudo que precisam fazer para cumprir com sua rotina.

A relação entre Pais e Filhos

O segundo aspecto, tem a ver com a relação pai e filhos diretamente.

Os pais não estão aqui apenas para realizar desejos e vontades dos filhos.

Se só fizerem isso, impedirão as crianças de se desenvolverem saudavelmente.

É preciso criar filhos capazes de saberem lidar com frustrações e para que desenvolvam responsabilidades para com aquilo que lhe pertence. 

Autonomia

O terceiro aspecto tem a ver com autonomia, ajudar os filhos a tornarem-se autônomos diante das suas escolhas, vontades, desejos e realizações.

Todas as atitudes dos filhos, devem ser conscientes de que escolhem e com isso arcam com as consequências, ônus e bônus de suas próprias decisões. 

Com exceção dos primeiros anos, onde pais fazem muitas vezes escolhas pelos filhos e devem inclusive, fazer isso, para assim ensiná-los a decidir sobre o que é melhor para si.

Já na fase adolescente é preciso que os pais comecem a deixá-los tomar decisões, com orientações plausíveis e cabíveis nesse momento ímpar.

Na fase adulta é a fase onde pais devem ser mais expectadores e consultores de seus próprios filhos, sim, quando o consultam, quando esses agora lhes comunicam e impelem a dar alguma opinião sobre algo.

Cabe mais a admiração do ser humano que você ajudou a construir para o mundo.

Elogio

Quarto e último aspecto o elogio.

Sim, elogiar cabe em todos os momentos e fases da vida do seu filho, aliás é uma atitude que somada ao amor, carinho e ternura podem ser ótimos na maneira como você direciona e orienta seu filho.

Isso dá segurança e ajuda na construção da autoestima da criança que já na adolescência dá sinais de alguém amável e que sabe onde quer chegar. 

Limites

Ao impor limites, os pais tem que rever seus próprios limites.

Dra. Alessandra Taborda

Muitas vezes ao impor limites aos filhos, os pais tem que se a ver com seus próprios limites e questões relacionadas a própria educação e infância.

Apsi Curitiba Pais e Filhos - Reveja seus limites

Muitas questões das vivências da educação recebida são atualizadas, os pais se veem nos filhos e precisam muitas vezes lidar com os sentimentos, emoções que são despertados nesse momento.

Exercer a função materna e paterna, remete aos pais o que tiveram e aquilo que aprenderam e receberam.

Alguns, quando vêm de uma experiência positiva, desejam dar aos filhos aquilo que receberam conscientemente.

Às vezes, isso acontece inconscientemente, tanto no sentido positivo como negativo.

Por isso, aos pais, é indicado avaliar a si mesmo na função paterna e materna, questionar-se pode ajudar.

Limitar-se também é importante, você não pode fazer tudo pelo seu filho, isso é muito.

Mas você pode fazer o seu melhor dentro das suas possibilidades humanas e reais, tendo por base o amor e a consciência na orientação diária do seu filho, e isso, acredite, não é pouco!

Alessandra Cristina Taborda

Sou Psicóloga Clínica, gosto de escutar, lhe compreender, com empatia para ajudar a você que me procura. Minha abordagem é humanística e psicodinâmica, focada em te auxiliar na busca das estratégias e soluções para lidar com o sofrimento, com suas angústias.O caminho para a superação de suas dificuldades ficará mais curto se você se autoconhecer.  …