Como a autoestima é influenciada por nossas emoções?

Autoestima e Emoções

Você sabia que as nossas emoções influenciam na construção da nossa autoestima?

A autoestima não é algo fixo e acabado, é uma jornada, um processo baseado em nossas emoções que se constrói ao longo da nossa vida e que está sempre mudando, portanto manter uma autoestima equilibrada é uma prática diária.

Alessandra Taborda | Psicóloga

Se você tem uma autoestima baixa, não será do dia para a noite que ela vai ficar bem.

Construir e manter uma autoestima saudável é um processo que envolve autoconhecimento, voltar-se para dentro de si mesma e, acima de tudo, envolve mudança de atitudes.

Partindo do pressuposto que autoestima diz da nossa autovalorização e do quanto acreditamos nas nossas próprias capacidades, e isso tem a ver com o que chamo de tripé da autoestima que é composto pelo nosso autoconceito, o nosso auto respeito e a nossa auto aceitação, ou seja, tudo isso é um processo interno, concorda?

Auto Conceito

O conceito de si mesmo, como você se percebe e o que pensa de si mesmo com base em suas referências.

Auto Respeito

Conhecer e Respeitar suas emoções, sentimentos, limites, sem se forçar a situações desagradáveis ou que te fazem sofrer.

Auto Aceitação

Aceitar suas características físicas e psicológicas, aceitar seus defeitos e limitações, suas lutas e sua própria experiência.

Um processo de dentro para fora

Sendo assim, a construção de uma autoestima saudável é um processo que tem de vir de dentro para fora.

Mas as vezes está tudo tão difícil, temos um autoconceito tão baixo, acreditamos que somos tão incapazes, tão menores, que é difícil de começar apenas de dentro para fora.

É possível pensar em trabalhar a imagem, a aparência que é um estímulo externo que pode movimentar o interno, já que quando nos sentirmos bem e bonitas a sensação de incapacidade diminui momentaneamente e assim conseguimos agir em relação a isso.

A terapia como guia

A terapia realizada por um especialista tem a capacidade de atuar como um guia deste processo.

Você passará a contar com o apoio para se entender melhor, como e o que você realmente é, quais as suas emoções, para que possa trabalhar sua própria imagem e autoestima.

Quer melhorar sua autoestima? Entenda suas emoções!


Alessandra Cristina Taborda – Psicóloga

Sou Psicóloga Clínica, gosto de escutar, lhe compreender, com empatia para ajudar a você que me procura. Minha abordagem é humanística e psicodinâmica, focada em te auxiliar na busca das estratégias e soluções para lidar com o sofrimento, com suas angústias.O caminho para a superação de suas dificuldades ficará mais curto se você se autoconhecer.  …