Avaliação Psicológica - Acerte no Alvo

Avaliação Psicológica – O que é e para que serve?

Na avaliação psicológica, as técnicas não avaliam entre “certo” e “errado”, buscam identificar as características, habilidades e comportamentos do indivíduo.

É um processo definido por um conjunto de técnicas que visam investigar as diversas características psicológicas de uma pessoa, não há dentro da avaliação “o que é certo” ou “o que é errado”, cada pessoa tem suas características, habilidades e comportamentos.

O psicólogo é o único profissional apto para realizar as avaliações psicológicas e deve seguir com rigor as orientações e legislações do Conselho Federal de Psicologia e demais legislações pertinentes.

As demandas que podem ser atendidas são variadas.

A avaliação pode ser solicitada de modo voluntário, para autoconhecimento ou até mesmo como recurso adicional da psicoterapia.

Por outro lado, a solicitação pode ser feita de forma compulsória, a qual, se torna indispensável ser realizada para ir adiante em alguns processos como, por exemplo, manuseio de arma de fogo, processo de avaliação admissional ou obtenção da CNH.

Abaixo, conheça algumas demandas da avaliação psicológica:

  • Laqueadura e Vasectomia;
  • Cirurgia bariátrica;
  • Orientação profissional;
  • Admissional, periódico e reciclagem;
  • Avaliação para concurso público.
  • Entre outras.

A Avaliação Psicológica requer que o profissional domine técnicas necessárias, é essencial realizar um planejamento prévio de acordo com a demanda (que é o motivo da avaliação) e para qual fim esta avaliação será utilizada.

Este planejamento é feito pelo próprio psicólogo a partir do que lhe é apresentado.

Avaliação ou Testagem?

Mas, atenção! Não confunda o processo de avaliação com testagem!

A testagem é apenas a aplicação de testes.

A Avaliação com psicólogos engloba uma série de outros métodos como: entrevistas com o avaliado, entrevista com pessoas próximas (quando se faz necessário), aplicação de testes restritos ao uso do psicólogo, aplicação de testes não restritos a psicólogos, observação técnica, dinâmicas entre outros métodos.

Por fim, toda a avaliação é encerrada com a entrega de um laudo psicológico, que, é o documento que descreve os dados que foram levantados durante todo esse processo, devidamente fundamentado cientificamente.


Angela Cavalli – Psicóloga

Sou Psicóloga Clínica, realizo Avaliações Psicológicas, que é uma vertente a qual tenho contato desde a Graduação, trata-se de um processo técnico científico que aborda fenômenos psicológicos, visando o sujeito como um todo e auxiliando em diversos campos (na própria psicoterapia, saúde, trabalho, trânsito, entre outros).  Propósito Contribuir para o autoconhecimento de cada paciente e …

Quer saber mais sobre como fazer uma Avaliação Psicológica?