Pais e Filhos – Permita que seu filho cresça!

Deixar crescer..

Atualmente uma das questões que preocupam na relação entre pais e filhos é o quanto podem evitar o sofrimento dos filhos.

Diante do discurso social que reforça o consumismo e a obtenção de sucesso, existe uma confusão entre: poder, ter e felicidade.

É comum pais que fazem de tudo para tirar ou tentar impedir as dificuldades do caminho dos filhos, tal como quando pequeno começa a ensaiar os primeiros passos e os obstáculos são retirados do caminho, para que não caia.

Apsi Curitiba - Pais e Filhos

Com o tempo a criança vai aprendendo a desviar, passa por cima, cai e se levanta, aos poucos adquire estrutura física e emocional para se equilibrar, recomeçar sua caminhada aprendendo a resolver situações à medida em que se depara com elas a partir de suas possibilidades e da referência familiar.

Acontece que muitos pais, vivem hoje uma nostalgia idealizada, não suportam ver os filhos passarem por dificuldades. Adquirem um comportamento de retirar as pedras do caminho e de resolver os problemas do filho e o fazem pelo filho.

São os pais que interferem para que o filho seja o primeiro na classe, brigam com outras crianças que não deixam o filho brincar, estabelecem assim uma relação de dependência entre os pais e filhos, que lhes garantam um lugar precioso na vida do filho.

O filho, além de não aprender a resolver suas dificuldades, quando vivem sem a presença concreta e constante dos pais, crescem num mundo que gira em torno do seu umbigo, tornando-se egocêntrico e narcisista.

Estes pais parecem que acreditam em uma infância perfeita e numa criança que tudo pode e pela qual todos, tudo farão.

O que posso fazer para que meu filho não erre?

Muitas vezes pai e mãe se perguntam:

  • O que posso fazer para que meu filho não erre?
  • Para que ele não cometa os mesmos erros que eu?
  • O que posso fazer para que meu filho não sofra?
  • O que fazer para que meu filho tenha sucesso em tudo que fizer na vida?

São questões fundamentais com as quais todos os pais se deparam em algum momento de suas trajetórias.

Todo o amor, todo carinho e esforços no sentido de ensinar, ajudar e agradar os filhos são suficientes, mesmo que venham acompanhados de erros, sim os pais erram, são falhos, mas o que fazem é pensando em acertar. 

Desenvolva a coragem de ser imperfeito.

Alfred Adler

A maneira como o filho irá responder a tudo isso, não dependerá somente dos pais e sim como ele vê, sente e percebe as atitudes, exemplos e carinho dos pais. 

Aos pais cabem a missão de passar valores, orientar, educar e amar!

Dra. Alessandra Taborda

Aos pais cabe a missão de passar valores, orientar, educar e amar.

É preciso, aprender a viver e deixar os filhos viverem, deixá-los vivenciarem suas próprias experiências e aprendizados.

Deixá-los escolher por si mesmos para que assim possam amadurecer.

Pais e filhos devem crescer juntos!

Basta sempre a palavra, o exemplo e o sentimento genuíno daqueles que são e foram os escolhidos para ensiná-los sobre a vida.

Isso já é muito, acredite!

Alessandra Cristina Taborda

Sou Psicóloga Clínica, gosto de escutar, lhe compreender, com empatia para ajudar a você que me procura. Minha abordagem é humanística e psicodinâmica, focada em te auxiliar na busca das estratégias e soluções para lidar com o sofrimento, com suas angústias.O caminho para a superação de suas dificuldades ficará mais curto se você se autoconhecer.  …